"Mídia & Pandemia: estratégias contra a desinformação" é um livro que nasce num período crítico da história da Humanidade, a crise sanitária global da Covid-19. No Brasil, a pandemia foi atravessada por processos de desinformação que agravaram ainda a crise sanitária, resultando, lamentavelmente, num número altíssimo de mortos se comparados a outros países, inclusive no próprio continente sul-americano.     

Por isto, um dos aspectos relevantes deste trabalho é refletir sobre a construção de estratégias de comunicação na gestão da crise sanitária por instituições de referência em saúde pública, como a Fundação Oswaldo Cruz e Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba. Experiências comunicativas pautadas por evidências científicas que se amplificaram tendo em vista o contexto das redes sociais digitais, no intuito de melhor orientar a população para superação da pandemia e suas consequências.  

Para compreender melhor as estratégias de enfrentamento à desinformação no período inicial da pandemia, estudantes e pesquisadores de jornalismo se voltaram à investigação social sobre a atuação de assessorias de comunicação das instituições de saúde pública que atuaram como protagonistas na gestão da crise sanitária no país. E ainda analisaram diferentes experiências de agendamento midiático sobre a pandemia da Covid-19 em jornais e podcasts do país.  

A pandemia da Covid-19 é pensada como um fenômeno comunicativo que nos revela entre outras coisas: as tensões nas disputas narrativas sobre a crise sanitária do coronavírus e seu enfrentamento; os impactos das informações falsas para a construção social das notícias e as rotinas jornalísticas; o negacionismo como estratégia de desestabilização do social; o papel das mídias na educação em saúde e popularização da Ciência.

 Mais obras sobre Cultura pop e mídia pela Marca de Fantasia
Comunicação no Semiárido Brasileiro
Sandra Raquew dos Santos Azevêdo (org.)
Estudos sobre a representação do Semiárido na mídia.
Edição digital
Aforismos memoriais: em busca da identidade esquecida
Marcelo Bolshaw Gomes
Edição digital
A narrativa gerada pela mecânica nos jogos digitais
Rodrigo Brandão
Edição digital
Nós Também: a História da militância através da memória gráfica
Bruno Santana
Análise da produção gráfica do grupo Nós Também.
Edição digital
Cultura pop, comunicação e linguagem
Ivan Carlo Andrade de Oliveira; Rafael Senra Coelho (orgs.)
Edição digital

Marca de Fantasia
Novembro de 2023
Editor: Henrique Magalhães
  Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
  Cep: 58046-033. Tel (83) 998.499.672

  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com