“Cooperativismo afinado: história e legados das cooperativas musicais no Brasil no século XXI”, de Simone Pereira de Sá, Luiza Bittencourt, Simone Evangelista Cunha e Júlia Silveira, apresenta alguns dos resultados obtidos através do projeto de pesquisa “Empreendedorismo Afinado: as Estratégias das Cooperativas Musicais Brasileiras”, que tem como objetivo analisar os impactos econômicos e sociais do cooperativismo em um contexto específico: a música brasileira.

Em meio às diversas mudanças que vêm ocorrendo na indústria da música nas últimas décadas, o Brasil se destacou pela criação de organizações coletivas formais e informais. Contudo, apesar da diversidade de iniciativas de Norte a Sul do país, há poucos registros sobre o funcionamento e o histórico dessas organizações e a relevância desses grupos para o impulsionamento de diversos projetos relacionados à indústria criativa.

Diante dessa perspectiva, a pesquisa apresenta a formação desses grupos, passando pela constituição da Federação das Cooperativas de Música do Brasil, em 2009 – que reuniu algumas das entidades ativas na época: Cooperativa da Música de Alagoas (COMUSA), Música Inovação Conectividade, Cooperativa da Cadeia Produtiva Musical do Estado da Bahia (MIC), Cooperativa de Música do Estado do Espírito Santo (UNIMUS), Cooperativa da Música de Minas (COMUM) e a Cooperativa de Música do Estado de São Paulo – chegando até o momento atual, em que a maior parte dessas entidades foi extinta, enquanto surgiram, em meio a outro contexto político e econômico, novos modelos de atuação e de formalização dos trabalhadores da esfera cultural. (Excerto da apresentação do livro).

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