Vamos vencer o coronavírus


Coordenação: Hayda Alves e Alberto de Souza
Rio das Ostras, RJ: Fanzinoteca do Instituto Federal Fluminense/Universidade Federal Fluminense/Prefeitura Rio das Ostras.
Junho de 2020, 8p.

Edição digital


Vamos vencer o coranavírus:
um zine para gerar diálogo e enfrentar o medo!

A COVID-19 tem e colocado em evidência a colaboração de instituições públicas de ensino aliadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da pandemia. Universidades, Institutos de Pesquisa, Institutos Técnicos entre outros têm se articulado solidariamente com governos,  sociedade civil e movimentos sociais para a criação de redes de apoio social, tecnologias, insumos e informações educativas necessários ao enfrentamento da COVID-19. Ao passo que o sofrimento e as mortes trazidas pela pandemia mostraram e aprofundaram muitas das nossas mazelas sociais, também ajudaram a demonstrar a capacidade dessa mobilização e importância dessas instituições. Sem tal articulação e esforço, os efeitos da pandemia certamente seriam mais rápidos e devastadores.

Nesse sentido, a UFF Rio das Ostras e o IFF-Macaé por meio da Fanzinoteca, em colaboração com a Vigilância Epidemiológica e a Coordenação da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras elaboraram uma revista infantil no formato de Fanzine. Com o título Vamos vencer o coranavírus, esse zine apresenta informações educativas sobre a pandemia de forma interativa com as crianças e por meio de linguagem lúdica com desenhos e passatempos. Seu principal objetivo é gerar diálogo e enfrentar o medo! E assim, ampliar a voz e a participação de crianças nas estratégias educativas, comunitárias e de base popular tão importantes no enfrentamento da pandemia.

Vale ressaltar o quanto a pandemia impôs mudanças significativas na vida das crianças, adolescentes e jovens limitando espaços de fala e escuta: como a escola, a rua, a casa de parentes e amigos etc. A voz e a participação do segmento infanto-juvenil é um dos eixos de trabalho do programa de extensão “Adolescentes e jovens do interior do Estado do Rio de Janeiro: participação, direitos e saúde”, vinculado ao Departamento Interdisciplinar e coordenado pela Profa. Hayda Alves – uma das idealizadoras e roteiristas do fanzine. Este programa já vem fomentando a linguagem zineira por meio de oficinas animadas por este grupo, composto também pelos Professores Paula Sirelli, Nilda Sirelli, Maria Raimunda Soares e Bruno Ferreira Teixeira, além de estudantes dos Cursos de Enfermagem, Serviço Social  e Psicologia.

Destaca-se a expertise da Fanzinoteca do IFF Campus Macaé e do seu coordenador - cartunista e articulador nacional da arte dos fanzines Alberto de Souza, o Beralto, bem como a participação da jovem Karollyne Castro, bolsista da Fanzinoteca que vem se dedicando à produção de fanzines com viés sócio-educativo e que agora cursa design gráfico na instituição. A Fazinoteca reúne um acervo importante de fanzines, mobiliza uma rede nacional de produção, como também, sustenta o compromisso de disseminação dessa linguagem na rede pública de ensino na região.

O zine Vamos vencer o coronavírus além da circulação on-line, tem distribuição impressa via Estratégia de Saúde da Família, como também, está disponível para projetos apoiados e desenvolvidos a partir da própria UFF-Rio das Ostras.

Não por acaso, a primeira tirarem de 150 exemplares desse zine, além de lápis de cor e apontador, foram distribuídos junto às cestas de alimentos para doação a famílias necessitadas atendidas pelo Movimento Solidário, que vem mobilizando redes de ação social desde o inicio da pandemia.

  
Páginas do fanzine


 Mais edições do projeto IFanzine
Traços de memória 1
Depressão, e eu com isso?
Marx na atualidade Café filosófico 1
Peibê 7
      https://www.marcadefantasia.com    -    Paraíba, junho de 2020