Café filosófico 1


Edição especial do Projeto de Extensão IFanzine do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé em parceria com os projetos de extensão “Café Filosófico” e “Miditação Laica Educacional”.
Edição: Alberto de Souza e João Fontoura
Macaé, RJ, n. 1, outubro de 2015, 12p. 15x21cm.


Baixe o fanzine aqui


Este zine é fruto de uma parceria muito proveitosa do IFanzine com o Café Filosófico. A imagens e textos daqui vieram das discussões que a comunidade pediu e que pudemos organizar. Quando a equipe de Filosofia do IFFluminense campus Macaé pensou em um prometo de extensão que fosse um espaço para debates respeitosos sobre temas interessantes à comunidade, não sabíamos quantas pessoas estariam interessadas, ou quais assuntos surgiriam.

Estávamos dispostos a estudar qualquer tema necessário, assim como nossas bolsistas e voluntários. E o primeiro tema pedido, religião, foi escolhido por se o mais solicitado nas fichas de inscrição. Por que a humanidade sente necessidade da religião? Que religiões seguimos no Brasil? De onde vem nosso senso de que existem coisas sagradas, e quem tem autoridade para nos apresentar este mundo? E, infelizmente, por que podemos praticar violências em nome da religião, quais e como são elas?

Essas questões foram apresentadas aos participantes (e pelos participantes), que em todos os encontros trocaram ideias além do tempo que tínhamos e conduziram o debate para os pontos que julgaram mais interessantes, pegando os ganchos e sugestões propostos, oferecendo novas interpretações e indo rapidamente além do material que a equipe do Café Filosófico tinha preparado. Mediar discussões entre pessoas interessadas e respeitosas, sobre temas de interesse delas, acabou se mostrando uma tarefa tão simples quanto agradável.

Mas a Filosofia depende de palavras. Não é possível discutir e conceituar sem a mediação da palavra. Já a arte não tem essa necessidade, e, graças ao IFanzine, durante os encontros, nasceram algumas das imagens que aqui estão agora. Esperamos que tanto as palavras quanto as imagens nascidas daqueles debates possam despertar em você novas imagens e novas palavras.

Não precisamos concordar, mas através do respeito e do diálogo podemos nos compreender e, tenho esperança, não só alcançar respostas mais profundas, mas ver crescer o desejo de fazer a nós mesmos novas e melhores perguntas.

Prof. João Fontoura
Coordenador do Projeto Café Filosófico


 Mais edições do projeto IFanzine
Café filosófico 2
Traços de memória 1 Afroindi 1
Depressão, e eu com isso? Peibê 6
      https://www.marcadefantasia.com    -    Paraíba, janeiro 2019