As experiências e reflexões sobre a Fotografia e a Teoria do Imaginário foram essenciais para repensar a atuação do designer, sua postura diante do mundo e sobre as relações que o Design estabelece com outras áreas do conhecimento e como as faz, em especial com a Arte. Diante dos discursos que afastam o Design da Arte buscou-se identificar as raízes mais profundas que afincam os desejos de fragmentação do conhecimento. O Imaginário e a Teoria que lhe abraça mostram-se como guias apaziguadores das bases do conhecimento, responsáveis por todo o processo de significação do mundo e das coisas.

Pensar a relação da Fotografia e do Design como mais profunda até mesmo enxergando a imagem fotográfica como um produto de Design, poderá além de abrir um caminho para uma nova abordagem fotográfica fora dos limites estéreis citados por Kossoy, proporcionar também ao Design uma maneira mais eficiente de comunicar através da Fotografia. Para pensar a fotografia sob esta perspectiva, é essencial, antes mesmo de se falar em metodologias de criação e produção que as aproxima, descobrir quais elementos de bases são recorrentes entre as duas linguagens e como essa recorrência pode contribuir para o design gráfico, elevando o pensamento e o uso da fotografia pelos designers, fazendo-os aproveitar desta linguagem todo o seu potencial.

Desta maneira, o presente projeto tem como objeto de estudo a linguagem do Design Gráfico e a linguagem fotográfica, onde se deve encontrar elementos recorrentes entre elas a fim de discutir: como a linguagem do Design pode influenciar a linguagem fotográfica tornando a fotografia um produto de design? Assim, toma-se como objetivo geral verificar as bases da linguagem gráfica e fotográfica para perceber elementos recorrentes entre elas, no intuito de auxiliar os designers a ampliar seus conceitos sobre as disciplinas e intensificar as relações do Design com a Arte através da Fotografia.

 Mais obras sobre Comunicação e Cultura pela Marca de Fantasia
"Nossos sonhos não cabem nas urnas": a crise da política e o net-ativismo
Marina Magalhães
Novas formas de organização e manifestação política na era das mídias digitais.
Edição digital

Manifeste-se! O manifesto como experiência educomunicativa
Marina Magalhães (org.)
Edição digita
l
Rascunho epistemológico
Wellington Pereira
Textos sobre mídia e cotidiano.
Edição digital
Cultura Pop e Filosofia: quadrinhos, cinema, seriados animações, internet e afins
Heraldo Aparecido Silva (org.)
Edição digital
MetaNarrativas: Transgressões Interdisciplinares
Marcelo Bolshaw Gomes.
Edição digital

Marca de Fantasia
Junho de 2022
Editor: Henrique Magalhães
Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
Cep: 58046-033. Tel (83) 998.499.672
  Pedidos por transferência ou depósito bancário:
  Banco do Brasil.
  Agência 1619-5, Conta 41626-6. Chave pix: (83) 998499672.
  Envie cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.
  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com