Sobre o que é alternativo

Henrique Magalhães
14/01/2024

Ao pesquisar para minha dissertação de Mestrado em meados dos anos 1980 deparei-me com a difícil tarefa de definir se os fanzines eram imprensa alternativa. O problema apresentou-se ainda maior, pois não havia consenso sobre, afinal, o que era mesmo “alternativo”. A respeito dos fanzines não existia qualquer estudo que o definisse, visto que era uma produção que tomava impulso no período e, por sua marginalidade, ainda não despertava a atenção da mídia e, sobretudo, da Academia.

A partir desse vazio conceitual, fui buscar elementos para entender e caracterizar o que era alternativo na imprensa desde os agitados anos 1960, época em que, inclusive, nasceram os fanzines no país. Os fanzines tomaram rumo próprio em seu universo multifacetado e público atomizado, mas situá-los em relação à imprensa alternativa foi o caminho para inseri-los no contexto sócio-político-editorial.

O texto que apresento nesta segunda edição do Academiczine serviu de fundamentação teórica para o Mestrado que realizei na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, concluído em 1990. O mesmo já foi publicado nas edições do livro O rebuliço apaixonante dos fanzines, de minha autoria, e fez parte do conteúdo que ministrei no Mestrado em Comunicação da UFPB, na década de 2010.

O Academiczine é uma proposta de Gazy Andraus que se pretende coletiva, com a publicação de textos produzidos na Academia, ou não, que tragam reflexões aprofundadas, mas não muito extensivas, sobre elementos constituintes da mídia e das artes.


 Mais fanzines pela Marca de Fantasia
Academiczine n. 1
Robocop: entre o arbítrio robotizado e a liberdade humana
Gazy Andraus
Edição digital
Irmãos Siameses
Gazy Andraus & Edgar Franco
Quadrinhos poético-filosóficos dos dois mestres do gênero.
Edição digital
HQ koânica: existe o vazio entre dois quadrinhos?
Gazy Andraus
São Paulo, 1999.
Edição digital
Fantasia Filosófica
Gazy Andraus
Reedição em facsímile de um fanzine de 1998.
Edição digital
Fanzinário 
Gazy Andraus
Homenagem ao Dia Nacional do Fanzine.
Edição digital

Marca de Fantasia
Janeiro de 2024
Editor: Henrique Magalhães
  Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
  Cep: 58046-033. Tel (83) 998.499.672

  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com