Em 2014, a descoberta de um câncer em minha mãe mudou completamente a rotina em minha vida. Passei a me dedicar assiduamente a ela, fazendo-lhe companhia e dando-lhe a assistência que fosse necessária. Minha mãe era uma leitora voraz e gostava muito
de conversar sobre as histórias que lia, bem como as de sua própria vida. A doença fez com que estreitássemos os laços, movidos pelo diálogo que passou a ser nossa constante.

Com o avanço da doença e a perda de concentração, a leitura tornou-se um sacrifício, quando não impraticável. Procurei nas livrarias obras dirigidas à terceira idade, que tivessem letras grandes, parágrafos curtos, breves histórias que pudessem ser lidas de um fôlego só, mas não havia nada do tipo. Sua memória fraca e a vista cansada não permitiam a leitura dos romances que se editam no mercado.

Resolvi, então, escrever contos seguindo as propriedades que achava que se adequavam a sua necessidade. O propósito era manter o contato com ela, que se mostrava cada vez mais ausente, estimular sua memória e dar um pouco de motivação para o pouco que lhe sobrava de vida.

Escrevi 15 contos curtos relatando episódios de minha infância em que falo de minha relação com ela, com meu pai e outros da família. Procurei dar um tom reflexivo sobre a estrutura social da época a partir de minha vivência e percepção de um mundo em momento de ebulição.

Os primeiros contos cumpriram a intenção de estabelecer o diálogo. Minha mãe deleitava-se com as histórias, que considerava fidedignas à realidade, ainda que para mim fossem absolutamente parciais. Os últimos contos já não contaram mais com sua atenção, a doença
não lhe deixava mais que em um estado quase vegetativo, um corpo presente e uma alma que se evadira.

O conjunto desses contos é um recorte muito pessoal, mas extrapola o relato apenas memorialista ou biográfico. Neles são abordados elementos culturais, hábitos e costumes de um período único de nossa vida quotidiana.

H. Magalhães
Outubro de 2019

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