Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 998.499.672

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Abril de 2017

Primas

Primas
Alberto Pessoa
Série Repertório, 22
Paraíba: Marca de Fantasia.

Edição digital: 2015, 76p.
ISBN 978-85-67732-39-8
Baixe a edição digital

2ed impressa: 2016, 100p. R$25,00. ISBN 978-85-67732-64-0



Uma HQ sobre putaria de um ângulo diferente

É difícil falar sobre a prostituição sem cair nos extremos de superproteção ou abominação dessas mulheres que exercem aquela, que segundo o velho clichê, é a profissão mais antiga do planeta. "Primas" já desperta imediatamente o interesse por ser um produto artístico fruto de um estágio pós-doutoral realizado pelo artista e pesquisador Alberto Pessoa na área de sociologia. A obra trata da prostituição em regiões pobres da Paraíba, e foi baseada em uma pesquisa mais extensa
sobre o tema realizada pela professora Loreley Garcia, do departamento de Sociologia da Universidade Federal da Paraíba.

O álbum, com mais de 60 páginas, tem uma fluidez narrativa incrível. Eu o li em um só fôlego, extasiado pelo trabalho fenomenal de sombra e luz realizado por Pessoa, que investe nos contrastes absolutos, remetendo-me ao movimento estético do cinema expressionista alemão e a mestres dos quadrinhos como Alberto Breccia, Frank Miller e ao nosso grande Shimamoto, a quem a obra inclusive é dedicada. O desenho anguloso de Pessoa lembrou-me também o do espanhol Daniel Torres, mas Alberto possui já a marca indelével autoral em sua arte e mesmo diante dessas referências produz um trabalho visualmente original.


Alto contraste em Primas

As bases arquitetônicas, a indumentária e os traços e expressões faciais das personagens revelam-nos claramente o Nordeste brasileiro, mais especificamente o estado da Paraíba, palco de sua trama, e o artista afirma que a construção visual foi toda baseada em registros fotográficos, dando ainda mais fidedignidade ao cenário. A história é ao mesmo tempo forte e singela, regional e universal, humaniza devidamente a puta, personagem chave, apresentando-a como um ser humano como qualquer outro, complexo e paradoxal. Com essa obra ímpar, Alberto Pessoa se firma como um dos nomes emergentes da HQ brasileira. Que venham muitas outras!

Edgar Franco

Nota do editor: o álbum Primas apresenta-se em duas versões, a primeira no suporte digital com 76 páginas, lançada em 2015; a segunda edição, impressa, lançada em 2016, foi ampliada para 100 páginas apresentando reformulação com mais detalhes e desdobramento da história. Esta nova edição tem a participação da editora portuguesa H-Alt, dirigida por Sérgio Santos, o que a torna uma publicação internacional.

   Mais álbuns pela Marca de Fantasia
Medo!
Alberto Pessoa
Quadrinhos inspirados no traço e no universo fantástico de Flavio Colin.
No rastro de Masamune
Luiz Saidenberg
A busca do samurai por uma espada perdida.
Os marginais
Elmano Silva
A violência urbana como tema de HQ realistas.
O Baú do Irrthum
Luciano Irrthum
Quadrinhos fantásticos e bizarros.
Shima: HQs clássicas de um samurai dos quadrinhos
Julio Shimamoto

Várias HQ
do mestre Shima.