Top! Top! e a Aurora Pós-Humana de Edgar Franco
Henrique Magalhães
06.2025
Edgar Franco é figura conhecida no universo dos quadrinhos independentes brasileiros. Desde os anos 1980 vem publicando fanzines, revistas e álbuns onde mostra sua verve incomum não só na expressão gráfica, como em seu universo conceitual. Seu trabalho chegou a despertar a atenção do mercado, cujo álbum BioCyberDrama, de sua autoria em parceria com Mozart Couto, fora editado pela Opera Graphica.
Doutor em Artes pela USP, atualmente Edgar é professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. No campo acadêmico, desenvolve pesquisas no que ele denominou de HQtrônicas, fazendo a transposição dos quadrinhos para o meio eletrônico. O resultado de suas pesquisas encontra-se no livro HQtrônicas, do suporte papel à rede Internet, editado pela Fapesp e Annablume.
Com Marca de Fantasia Edgar tem uma longa relação. Na década de 1990 foi um dos protagonistas da revista Tyli-Tyli/Mandala, dedicada aos quadrinhos poético-filosóficos. Lançou também álbuns como Agartha e Elegia. Também é responsável pela revista Artlectos e Pós-Humanos, que sai habitualmente pela Marca de Fantasia.
Personalidade complexa, com atuação nos quadrinhos, na música eletrônica, na internet e no vídeo, Edgar relata seu fazer artístico numa entrevista conduzida por Michelle Ramos, autora do blog Zine Brasil. O fanzine traz ainda uma amostra do trabalho criativo de Edgar, com duas histórias em quadrinhos; e mais cartum de Sergio Más, resenhas e cartas.
Lançado como impresso no início de 2009, o fanzine ganha agora edição digital, com a preservação da memória e ampliação de seu alcance.
|