Relicário

Crônicas reflexivas e poéticas

Gostei bastante deste livro-álbum de HQ Sobre saltos e absurdos, de Daniel Figueiredo . O autor traz HQs como crônicas reflexivas, como tons poéticos. Aborda as cidades, as pessoas nelas e a tecnologia, junto ao "vazio" (ou não). Também explora outras possibilidades externas como a natureza.
Particularmente a última HQ "Prometeu me prometeu", o visual combinado às fotos retrabalhadas com o grafismo próprio a todas as HQs do autor, mais o texto poético trazem um acentuado teor do fantástico com o filosófico, mas assentado na realidade dura que acomete as pessoas que vivem em áreas áridas. O trabalho da fotografia transmutada em arte desenhada tem um grafismo muito bonito, lembrando um pouco as artes atuais do Ciberpajé, quando ele transforma desenhos e/ou fotos numa técnica também por algum software de computador.

 

Senti falta apenas, justamente, de um texto, ainda que breve, do autor, em que, pelo menos, fosse explanada a técnica utilizada na arte dos "desenhos" fotográficos.

text-align: leftborder="1"

Também gostei que o álbum é de livre compartilhamento (CC-creative commons). Parabéns a ele e a Henrique por mais este lançamento que enriquece a área dos quadrinhos autorais nacionais, e que também entra no rol das HQs poéticas brasileiras. 

Gazy Andraus
Em 19/01/2022

Sobre saltos e absurdos e outras histórias
Daniel Figueiredo
Paraíba: focalab, janeiro de 2022, 52p.
Resenha na Marca de Fantasia
Edição digital

 

Aqui era tudo mato e outras histórias

text-align: leftborder="1"

Mais uma obra poético-visual de Daniel Figueiredo. Destaque, a meu ver, para as HQs poéticas "A vida secreta dos pisos" e o "Segredo do Jardim" (coincidentemente eu tb já fiz, anos atrás, uma ode em 3 pgs ao jardim!). Interessante como ele insere o textual aos pisos, e cada estilo e qualidade deles, refletindo a característica e nível social das pessoas que neles "pisam"!

A literatura difere da HQ, mas assim como há conjuminâncias entre cinema e quadrinhos, há também entre o literário e o quadrinhístico. E isto precisa ser melhor reconhecido aos da área da literatura, a fim de se dirimirem seus preconceitos. Esta obra, e em especial as duas "HQs" que menciono, servem de exemplo claro para tal!.

Gazy Andraus
Em 03/02/2022
Edição digital


Marca de Fantasia
Fevereiro de 2022
Editor: Henrique Magalhães
Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
Cep: 58046-033. Tel (83) 998.499.672
  Pedidos por transferência ou depósito bancário:
  Banco do Brasil.
  Agência 1619-5, Conta 41626-6. Chave pix: (83) 998499672.
  Envie cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.
  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com