O estudo aborda a série de histórias em quadrinhos "Aventuras de Zé Macaco e Faustina", de Alfredo Storni, publicada na revista ilustrada O Tico-Tico entre 1909 e 1922. Tal objeto permite uma perspectiva privilegiada para observar processos de mediação cultural por meio da arte da caricatura na imprensa, num período histórico em que se aceleram as transformações técnicas e as ebulições sociais.

A produção de narrativas nos meios de comunicação é uma ação coletiva, como conceitua Howard S. Becker, e o consumo de tais narrativas tem um papel mediador nos processos de representação social, de assimilação de mudanças, de subjetivação do indivíduo e na pedagogia do consumo e do comportamento civilizado. Para o estudo, todas as histórias do recorte foram lidas e permitiram uma análise interpretativa do conteúdo balizada pelo estudo do campo profissional dos caricaturistas e seu habitus.

O conjunto de histórias publicadas em série constitui uma obra artística e o princípio gerador dessa obra deve ser estudado a partir do mapeamento das sucessivas posições ocupadas pelo artista no campo profissional desde o início, cujo percurso emula sua trajetória social. Uma vez que interessa descrever mais profundamente como se dão os processos citados acima, uma seleção de historietas de Storni é interpretada em detalhe sob fundamentação teórica a respeito das relação entre pessoas e objetos, da pedagogia civilizadora e das ferramentas artísticas da caricatura e do grotesco.

Conclui-se que, no seu conjunto, as narrativas do Zé Macaco tecem um relato ambíguo sobre a sociedade, ao mesmo tempo ajudando o leitor a se familiarizar com a modernização e ridicularizando a adoção superficial de novas modas e hábitos.

 Mais obras sobre História em Quadrinhos pela Marca de Fantasia
Heróis da resistência: uma história dos quadrinhos paraibanos (1963-1991)
Regina Behar & Waldomiro Vergueiro
Edição digital
O que é História em Quadrinhos Brasileira
Edgard Guimarães (org).
Artigos de Marat, Cesar Silva, G. Andraus, Edgar Franco, Edgard Guimarães e H. Magalhães
Edição digital
Vida traçada: um perfil de Flavio Colin
Gonçalo Júnior
2022, 2ed. 80p.
A história e a arte de um dos maiores quadrinhistas brasileiros.
Edição digital
História em Quadrinhos infantil: leitura para crianças e adultos
Roberto Elísio dos Santos
As crianças nas Histórias em Quadrinhos no Brasil e no mundo.
Edição digital
História em Quadrinhos no ensino de Artes Visuais
Fábio Tavares
Como os quadrinhos podem e devem ser ensinados nas aulas de Artes Visuais.
Edição digital

Marca de Fantasia
Novembro de 2023
Editor: Henrique Magalhães
  Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
  Cep: 58046-033. Tel (83) 998.499.672

  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com